data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)/
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, testou positivo para a Covid-19. De acordo com a nota da assessoria de comunicação, emitida na manhã desta terça-feira, Burmann "está bem, com sintomas leves, e se recupera em casa".
Santa Maria registra o 111º óbito associado ao coronavírus
Ainda conforme o comunicado, o gabinete do reitor passou por sanitização na segunda-feira e funciona normalmente, com a presença do vice-reitor, Luciano Schuch. Burmann segue no exercício da reitoria e está desenvolvendo suas atividades de forma remota. Segundo o reitor, ele começou a apresentar os sintomas na quinta-feira à tardinha e já na sexta-feira realizou o teste diagnóstico. Conforme recomendação médica, ele deve ficar em isolamento domiciliar por pelo menos 14 dias.
- Estava trabalhando normalmente, no meu gabinete. Todos que estavam em contato estão sendo monitorados e ninguém está com sintomas, felizmente. Estou bem, em repouso, trabalhando remotamente. Como vou parar nesse período tão complicado? Fica a mensagem para que todos se cuidam, e nem sempre o cuidado é suficiente. Mas quanto mais, melhor - disse Burmann.
O reitor da UFSM ainda fez um alerta para que as pessoas se atentem aos cuidados no período de final de ano:
- Estamos vivendo um dos piores momentos dessa pandemia, pelo número de casos que estão surgindo e pela forma como eles estão progredindo. Então, é importante que as pessoas tomem cuidado, cuidem da sua saúde, dos seus familiares, dos amigos. Vem o verão por aí, as festas de final de ano, depois já vem férias, e há sempre uma tendência das pessoas se juntarem mais. É ruim, é difícil, é complicado a gente ficar nesse regime de isolamento, mas é necessário. Nós temos que aguentar um período mais até que se tenha essa vacina e a gente possa voltar aos poucos à normalidade.
* Com informações da UFSM